Crumble de Maçã

29 fev

Para a sobremesa do jantar da última sexta feira, procurei algo que fosse agradável a todos. A resposta poderia ser “qualquer coisa de chocolate”, mas não achei que chocolate combinasse com as massas. E se tem uma coisa que EU gosto é doce de maçã… Bolo de maçã, torta de maçã do Mc Donalds… A combinação maçã e canela SEMPRE é certeira para mim.

Além disso, queria uma sobremesa bonitinha. Como o jantar não pode ficar com uma apresentação que eu gostaria, pelo menos a sobremesa teria que ficar fófis. E se tem algo fofinho é sobremesa nesses potinhos individuais, como os ramequins dos suflês. O problema é que aqui em casa não tinha os malditos ramequins, o que me deixou tensa inicialmente… Mas como encontrei rapidamente no Pão de Açúcar fiquei mais tranquila.

Um dos problemas dessa receita era o caramelo. Tenho péssimas experiencias tentando fazer caramelo… Minha mãe e Iaia também não se dão bem com a combinação açúcar e água. Assim, tive que colocar um dos convidados (oi, Diogo) na cozinha.

Vamos para a receita… Novamente retirada do Dedo de Moça

Surpreendi com a florzinha de amêndoas... Ahahaha

CRUMBLE DE MAÇÃ (6 porções)

Ingredientes:

Recheio

8 Maçãs Fuji (não encontrei em lugar algum, acabei usando maçã nacional mesmo)

120g de açúcar

60ml de suco de laranja

Farofa

100g de farinha de amêndoas

100g de farinha de trigo

100g de açúcar

100g de manteiga

1 colher de sopa de canela

Caramelo

120g de açúcar

30ml de água

Preparo:

Comecei pela “farofa”. Coloquei entre aspas pois a textura final foi mais de uma massaroca do que de farofa mesmo, acho que se colocasse menos manteiga daria mais certo. Tudo o que você precisa fazer é misturar os ingredientes, simples assim. Para a farinha de amêndoas eu soquei as amêndoas em um pilão (como eu gostaria de ter um processador de alimentos).

Para o recheio, descasquei as maçãs com um descascador de legumes. Foi incrivelmente divertido! Depois é preciso cortá-las em cubos não muito pequenos, já que na hora de cozinhar eles diminuem de tamanho. Nessa hora pedi ajuda para os universitários minha mãe e Iaia (ainda vou explicar melhor quem é Iaia), pois tinha acabado de servir a massa e estava com fome… Heheh. Depois, basta juntar a maçã em cubos, o suco de laranja e o açúcar em uma panela para cozinhar um pouco, até que a calda encorpe um pouco e a maçã fique “pré-cozida”.

O caramelo foi usado na montagem da sobremesa. Para fazê-lo deve-se levar o açúcar e a água a fogo baixo até virar o famigerado caramelo e devemos usá-lo ainda quente para caramelizar os ramequins (coloque pouco caramelo em cada forminha). Depois, colocamos as maçãs nas formas até completar 2/3 do tamanho e assim completar o resto com a farofa, que deveria ser soltinha…

Por fim, devemos levar ao forno pré aquecido a 180ºC até dourar (o que nunca aconteceu).

Achei o resultado muito gostoso, mas talvez use menos suco de laranja da próxima vez e definitivamente menos manteiga, para ver se a textura da farofa fica mais soltinha.

OBS: eu não sabia o que era um “Crumble”, mas nada como o wikipédia para nos explicar

Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura (geralmente, manteiga), farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante*. Muitas vezes, é servido com creme, nata ou sorvete, como uma sobremesa substanciosa após uma refeição quente.

*Pena que o crocante foi fail

Anúncios

2 Respostas to “Crumble de Maçã”

  1. Cristina Ledebour 31 de março de 2012 às 18:30 #

    Uma dica para a farofa ficar como “uma farofa” é usar manteiga gelada em pedaços e mistura os ingredientes com um garfo, meio que partindo a manteiga misturando os ingredientes. Se usar colher não vai dar certo. Use um recipiente grande para esta operação.

    • Clara 1 de abril de 2012 às 23:14 #

      Muito obrigada pela dica! Vou colocar em prática da próxima vez =)
      Também agradeço o comentário. Adoro o blog de vocês, especialmente pelo biscoitinho 1,2,3, que todos elogiam quando eu faço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: