Penne Arrabbiata

27 jan

E aqui estou eu de volta ao Rio de Janeiro! Acabou que a viagem ontem foi mais longa que eu previ e não pude postar sobre o jantar de quarta.

Penne alla arrabbiata, penne arrabiata… Que seja, por mim colocaria “penne nervoso” (arrabbiata significa com raiva em italiano!), mas para facilitar na busca né… Hehehehe

Como disse no último post, quarta foi minha última noite em casa com meus pais. Para comemorar, ao invés de sair para jantar (como sempre), resolvi fazer um Penne Arrabbiata já que este prato sempre, SEMPRE, me lembra meu pai. E tem pimenta né (Aloka da pimenta).

Mas mesmo tendo pimenta, minhas ultimas lembranças sobre penne arrabbiata não eram boas. Na verdade, a última vez que comi foi em Paris, há 10 anos atrás. Pedi este prato no restaurante porque meu pai sempre o pedia, não podia ser ruim né? Mas era pimenta demais. Era pimenta com molho e macarrão! Claro que meu paladar infantil não ajudava muito. Agora que gosto de pimenta não rolou esse problema.

Mas vamos a receita. Misturei a receita do Guia para a sobrevivência do homem na cozinha e do Radio Italiano e coloquei uns toques a mais.

Já no pratinho para ser devorado! Nham

PENNE ARRABIATA (Rende 4 porções)

Ingredientes:

500g de tomates bem maduros, descascados e sem sementes, cortados em tirinhas

500g de macarrão tipo penne

3/4 de xícara de azeite (usei 1/2 xícara)

3 dentes de alho

1 colher de sopa de manjericão

1 pimentinha malagueta

2 gotinhas de tabasco

Sal a gosto

Preparo:

Comecei descascando os tomates como mostrei aqui. Em um tabuleiro cortei o tomate em 4 pedaços para tirar as sementes (comecei tirando com uma colher mas depois parti para a faca), depois cortei em tirinhas, mas acho que se cortar em cubinhos não teria problema. Reserve os tomates.

A parte divertida: descascar os tomates!

Para descascar os dentes de alho, fiz o macetinho de amassá-lo antes com a lateral da faca e depois corte em pedacinhos pequetitos.

Coloque o azeite numa panela grande em fogo médio e depois junte o alho. Deixe refogar por 3 minutos com a panela tampada.

Acrescente as tirinhas de tomate e sal ao refogado e misture bem. Diminua o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até o tomate ficar molinho. Neste tempo eu peguei um desses frascos com molho de pimenta e tirei uma pimenta malagueta, piquei e coloquei na panela, misturando. Resolvi colocar 2 gotinhas de tabasco e pronto. Esse é o molho!

Comecei a fazer o macarrão depois que o molho ficou pronto. Em uma panela grande, coloque muita água e um punhado de sal, deixe ferver e depois coloque o macarrão. Deixe cozinhar a seu gosto, deixei por 15 minutos

A parte porre: cortar os tomates em tirinhas

O que aprendi?

Não tenha medo do tomate! No início coloquei pouco tomate e o molho ficou em pouca quantidade. É incrível como ele reduz. Para resolver isto coloquei um pouco de água e mais um tomate em tirinhas. Verifique se precisa de mais sal e pronto!

Adorei o resultado, o molho ficou realmente delicioso! Esta receita é prática e rápida, exceto pela parte de tirar as sementes do tomate… Acho que pode trocar por molho de tomate pronto, mas aí perderia a graça né? E de quebra ainda aprendi a descascar tomate!

2 Respostas to “Penne Arrabbiata”

  1. Carol Siagha 1 de fevereiro de 2012 às 18:27 #

    amo pimenta! e tomate. sou capaz de comer só tomate o dia inteiro!
    seu molho ficou com uma cor linda!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Molho de Queijos « Clara Cozinha - 26 de fevereiro de 2012

    […] Porque né, é bem simples de se fazer. O problema foi escolher o molho. Queria fazer apenas o Penne Arrabbiata, mas como meu namorado e minha amiga não são tão fãs de coisas apimentadas, resolvi fazer outro […]

Deixe um comentário

